23 de abr. de 2010

Grécia pede ativação do mecanismo de ajuda FMI no valor de 45 bi


Na manhã desta sexta-feira, Giorgos Papandreou, primeiro-minstro da Grécia, pediu a ativação do mecanismo de ajuda FMI-União Europeia no valor de 45 bi de euros, ou seja, o equivalente a cerca de US$ 60 bilhões.

Papandreou fez o anúncio pela televisão, pouco antes da viagem a Washington de seu ministro das Finanças, Giorgos Papaconstantinou, que se encontrará sábado com o diretor-geral do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn.

Segundo a Eurostat, a agência de estatísticas na União Europeia, a Grécia teve deficit de 13,6% do PIB no ano passado, contra os 12,7% divulgado anteriormente, valor que preocupa por ser muito maior do que o permitido pela União Europeia, que é de 3% ao ano, e mais do que o dobro da média da zona do euro no mesmo ano, que gira em torno de 5% a 6%.

Ministro Gilmar Mendes entrega cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal


O ministro Gilmar Mendes entrega, nesta sexta-feira, o cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal ao também ministro Cezar Peluso, que toma posse hoje para um mandato de dois anos. O ministro Ayres Britto assume a vice-presidência.

Já o ministro Enrique Ricardo Lewandowski migra para o Tribunal Superior Eleitoral, com a missão de conduzir a Corte em ano de eleição presidencial, não somente com a responsabilidade de garantir a lisura das decisões do pleito, como também a de apagar a imagem de questionamentos sofridos como ministro do STF. A ministra Cármen Lúcia assumiu a vice-presidência da Casa.

20 de abr. de 2010

Consórcio Norte Energia Arremata Usina de Belo Monte em Leilão

O Consórcio Norte Energia, que tem participação da Companhia Hidro Elétrica do são Francisco, subsidiária da Eletrobrás, da Construtora Queiroz Galvão, arrematou, em leilão realizado nesta terça-feira, a Usina de Belo Monte, se comprometendo ao preço de R$ 77,97 por megawatt hora.

15 de abr. de 2010

Justiça Federal suspende licença da hidrelétrica Belo Monte


A Justiça Federal determinou hoje a suspensão da licença prévia da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, e o cancelamento do leilão, marcado para terça-feira, 20 de Abril p.f. A liminar foi concedida pelo juiz Antonio Carlos de Almeida Campelo em Ação Civil Pública do Ministério Público Federal.

Segundo o juiz, há “perigo de dano irreparável”, se comprovado que já há irregularidades na licitação, como alega o MPF.